sexta-feira, 11 de junho de 2010

hipertexto

O acesso à Net nos últimos anos fornece ao internauta ferramentas bem interessantes para pesquisas rápidas, em poucos minutos temos acesso a pelo menos cinco sites/blogs diferentes o que melhora nossa compreensão do assunto. As informações presentes são muitas, porém é necessário uma filtragem, ou seja , conhecimento básico para não veicular informações erradas. Um exemplo dessas facilidades informativas é o hipertexto.
O conceito de hipertexto, criado em 1960, foi criado por Ted Nelson, mas teve a influência do pensador francês Roland Barthes que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. Nessa época os registros eram feitos em forma de metanarrativas, quer dizer não tinham associações de informações extras , como gráficos e outros textos.
O hipertexto em formato digital fornece ao navegante acesso a um número ilimitado de referências específicas sobre o assunto, os hiperlinks , que podem ser ícones ou palavras grifadas que abrem os campos de estudos. Poderia escrever várias laudas sobre o assunto, pois o assunto é muito interessante, no entanto o conceito geral é o que foi apresentado após uma pequena análise de informações contidas na Wikipédia e InfoEscola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário